Toda a estrutura do posto é climatizada. Sendo a primeira unidade a funcionar com horário diferenciado, também fica aberta no horário de almoço. Serviços como a farmácia funcionam das 8h às 12h e das 14h até 18h. “Oferecemos opção para aqueles que durante o dia não encontram tempo para ir a médico em uma de nossas unidades. Como é um novo serviço, também precisamos nos adaptar ao novo horário”, destacou a prefeita Teresa Surita.
Base do Samu
Com a nova readequação, o posto de saúde Délio Tupinambá ganhou uma base do Samu para dar agilidade aos resgates naquela região. A central conta com salas de observação, conforto para os profissionais e consultórios.
Homenagem – A unidade leva o nome do servidor público Délio Tupinambá, reconhecido na cidade pelo trabalho que realizou na área de saúde. Diura Jane, filha de Délio, disse que o pai transformava a própria residência em casa de apoio para pessoas que vinham do interior para ir ao médico. “Naquele tempo, nossa casa estava sempre cheia de redes e de gente. Para ele, não tinha dia específico para ajudar o próximo. Essa homenagem é mais do que justa e, aqui, vemos a continuidade do trabalho dele. Tudo isso é traduzido no bom atendimento dos profissionais da unidade”, declarou durante entrega do posto à população.
Posto 24 horas
A próxima meta do governo municipal é pôr o posto de saúde Olenka Macellaro, no bairro Caimbé, periferia de Boa Vista, funcionando 24 horas. “Nós vamos adaptar, climatizar, ampliar a recepção e colocar uma base do Samu no posto de saúde do Caimbé para atender à população 24 horas por dia. Isso faz parte do nosso compromisso de cada vez mais melhorar o atendimento e as condições de saúde dentro de Boa Vista”, anunciou a prefeita Teresa Surita.
A expectativa do secretário municipal de Saúde é que as novas unidades com ampliação no horário de funcionamento reduzam a espera por consultas. “Primeiro, nós precisamos entender que tipo de demanda nós vamos ter. Com essa unidade, vamos conhecer o que é um serviço de saúde 24 horas, para então pensar em ampliá-lo para toda a cidade”, acrescentou.
Hoje, a unidade de Saúde Olenka Macellaro atende aos moradores dos bairros Caimbé e Tancredo Neves, na periferia de Boa Vista. São mais ou menos 15 mil atendimentos mensais, número que deve aumentar com o funcionamento 24 horas.
O funcionamento até meia-noite da unidade de saúde do Caranã, também na periferia da capital, está no planejamento de entrega da Prefeitura,.