O câncer venceu. Depois de intensa luta contra a doença, o professor Newton Campos, referência nos setores de educação e esportes, morreu, na segunda-feira, 8, aos 72 anos. Durante quase meio século em Roraima, o maranhense, craque de bola e talhado para o ensino, deixa exemplo de competência e compromisso com as atividades em que se envolveu.
Esportivamente, professor Newton conquistou o sucesso aos poucos. Começou no Grêmio Atlético Sampaio, à época, time vinculado aos militares do Exército, mas seus melhores momentos nos campos de futebol aconteceram no São Raimundo, onde fez história. O maior feito ocorreu ainda no Estádio João Mineiro (demolido depois de construção do Estádio Flamarion Vasconcelos): foi o autor do gol da vitória do seu time contra o Baré, em amistoso no qual Garrincha, um dos maiores jogadores da história do futebol, participou.
Se, em campo, a bola rolava fácil, nas salas de aula, o professor Newton contribuía com a educação do então território federal. Lecionou em diversas escolas. Enfrentou desafios, como a elaboração de provas para concursos importantes e apresentação de trabalhos técnicos dentro e fora de Roraima, com direito a homenagem do Ministério da Educação e Cultura.
Quando parou de disputar os campeonatos promovidos pela Federação, reuniu amigos e ex-jogadores para criar o Salada Futebol Show. Eram jogos descompromissados, embora o talento da turma fizesse a diferença. Torcedor do Sampaio Corrêa, no Maranhão, e Vasco, no Rio, bastava o time carioca vencer o Flamengo para Newton partir para a gozação de praxe.
Ocupou cargos importantes no decorrer da carreira no funcionalismo público: secretário adjunto da Educação do Estado; presidente do Conselho Estadual de Cultura; presidente do Conselho Regional de Desportos, entre outros. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Boa-vistense, concedido pela Câmara de Boa Vista. Em 2015, o Governo do Estado reconheceu e outorgou o Certificado de Reconhecimento Profissional por sua atuação com Ética e Competência na construção do Estado de Roraima. Leitor assíduo deste jornal, opinava sobre o conteúdo e sugeria pautas.
Uma grande perda.
Salada Futebol Show - Newton Campos foi um dos maiores incentivadores da equipe que fez muito sucesso em campos roraimenses (Foto: Fernando Quintella)