Sexta, 01 Abril 2016 20:28

    Vai perturbar o cão!

    Avalie este item
    (0 votos)
    Abusos são coibidos. Denúncias podem ser feitas ao 156 Abusos são coibidos. Denúncias podem ser feitas ao 156 Divulgação

    Abusos com aparelhos de som podem dar em multa e perda de equipamentos

     

    Falta de educação e de respeito no que diz respeito a potência de aparelhagens de som com música de péssima qualidade é marcante. Não só em Boa Vista. Há repressão.

    Somente nos três primeiros meses de 2016, a Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas autuou mais de 20 pessoas por causa de poluição sonora. Os principais casos envolvem “paredões” - aparelhagens de som acopladas a veículos. Robson Rodrigues, superintendente interino de Fiscalização da Secretaria diz receber cerca de 100 denúncias semanais envolvendo poluição sonora. Pela Lei Municipal 513/2000, o volume permitido para uso de som automotivo em locais abertos é de até 85 decibéis. Em prédios residenciais, bares e igrejas, por exemplo, esse volume cai para 70 decibéis, até 22h.

    A partir desse horário, o limite de som permitido é de até 55 decibéis em prédios residenciais e comerciais, igrejas e outros lugares fechados. Para veículos em movimento, permite-se 85 decibéis. As multas variam para quem infringe a lei vão de R$ 500 a R$ 10 mil. Normalmente, equipamentos de som são apreendidos e recolhidos ao depósito da Secretaria.
      
    Robson diz que, em algumas situações, mesmo que um “paredão” esteja desligado, ele pode ser apreendido. Isso porque, de acordo com o artigo 71 da Lei Nº 6.514/2008, é proibido alterar ou promover a conversão de qualquer item em veículos ou motores novos ou usados que provoque alterações nos limites e exigências ambientais previstas na legislação. 

    “Mas cada caso deve ser analisado cuidadosamente. O problema é o acusado tentar interferir no trabalho, dificultando a ação dos fiscais. Sendo assim, a pessoa pode ser presa em  flagrante por desacato”, afirma o superintendente, citando o artigo 331 do Código Penal. 

    Denúncias
    A população pode colaborar com o trabalho da Gestão Ambiental, denunciando qualquer prática referente a crime ambiental, inclusive poluição sonora. Basta que seja feita a denúncia por meio do telefone 156 da Prefeitura de Boa Vista, ou formalizar uma queixa na Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e Assuntos Indígenas em horário comercial, localizada na rua Claudionor Freire, 571, bairro
    Paraviana.

    Lido 2480 vezes
    Redação

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.