O canadense Leonard Cohen, que influenciou músicos de várias gerações e lançou seu último álbum – um dos melhores – em outubro, quando já estava com saúde debilitada, morreu durante o sono noturno, aos 82 anos de idade.
Poeta do amor trágico, Cohen sobreviveu algum tempo com subsídios de uma bolsa escritor, do governo canadense, numa ilha grega, com Mariane – uma de suas musas.
Dizendo que, com aquela grana, não podia nem pagar a conta do mercado, resolveu musicar poemas. Mudou-se para Nova York, onde conheceu Patti Smith, Lou Reed, Janis Joplin e Jimi Hendrix. Escrevendo durante o dia e se apresentando em bares durante a noite, suas músicas passaram a ser conhecidas e gravadas por grandes nomes.
Um de seus grandes sucessos, “Hallelujah”, estava na trilha da minissérie “Justiça”, da TV Globo.
Cohen relacionou-se com muitas mulheres, mas nunca se casou. Deixa dois filhos e três netos.
Adam Cohen escreveu registrou em sua página de Facebook: "A minha irmã [Lorca] e eu acabámos de enterrar o meu pai em Montreal. Apenas com a família próxima e alguns amigos de longa data presentes, ele foi descido até à terra num caixão de pinho sem adornos, ao lado da sua mãe e do seu pai. Exatamente como ele pediu".
.
No domingo, logo após o enterro do canadense, o mundo soube que o cantor e compositor estadunidense Leon Russel também dava adeus à vida.
Membro do Salão da Fama do Rock and Roll, Russel, 74 anos, morreu em sua casa de Nashville (Tennessee).
Autor de canções como "A song for you", "Delta Lady", "Hummingbird", "Lady Blue", "Back to the island" e "Tightrope", durante sua carreira, Russell colaborou com músicos do naipe de George Harrison, Joe Cocker, Elton John, Willie Nelson, Eric Clapton.
Com sua reconhecida imagem de barba e cabelo longo até os ombros e cartola, Leon Russell ficou popular na década de 1970 por sua aparição no concerto para Bangladesh ao lado de George Harrison e Bob Dylan em Nova York. No ano seguinte, acompanhava Joe Cocker como líder da banda Mad Dogs and Englishmen.
A esposa do músico, Janet Bridges, anunciou através de uma declaração divulgada no site do artista que Russell, que estava recuperando-se de uma operação de coração à qual tinha se submetido em julho, morreu enquanto dormia.