Fernanda Gutilla, campeã brasileira e overall da categoria Physique no Arnold Clasic 2016, estava internada há 20 dias em São Paulo com tromboembolismo pulmonar. O mal evoluiu para uma pneumonia.
Na madrugada do dia 1º, sexta-feira, a atleta teve uma parada cardíaca e morreu no hospital Monemagno, na capital paulistana.
Conforme apurou o site EGO, Fernanda foi internada com tromboembolismo pulmonar, um quadro grave que ocorre quando um coágulo localizado em uma das veias das pernas ou da pelve se solta, corre pelo organismo e vai até as artérias do pulmão, impedindo o fluxo de sangue.
Uma das possíveis causas da doença é o uso de estrogênio, encontrado em pílulas anticoncepcionais e na terapia de reposição hormonal.
No início de junho, Fernanda já sabia que não estava bem de saúde e postou em suas redes sociais, coisa que costumava fazer, informações para seus fãs.
No post, ela afirmava que participaria de competição em julho, “estando bem ou não”: “SEI QUE VCS GOSTAM DE ACOMPANHAR A EVOLUCAO DOS ATLETAS E SUA ROTINA, POR ISSO DIREI AQUI A MINHA SITUAÇÃO. ESTOU MUITO TRISTE, TIVE PNEUMONIA E AINDA ESTOU SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS, MUITA TOSSE, FALTA DE AR, DOR DE CABEÇA…ESTOU HÁ VÁRIOS DIAS SEM TREINAR, INDO DIRETO AO HOSPITAL, TENTANDO MANTER O MÁXIMO POSSÍVEL DA DIETA E DESCANSAR. VOU COMPETIR EM JULHO, ESTANDO BEM OU NÃO. NÃO SEI ATÉ ONDE MEU FÍSICO SERÁ PREJUDICADO PELA FALTA DE TREINO, PROVAVELMENTE ESTOU EM PROCESSO CATABOLICO ALÉM DE NÃO TER QUASE NENHUM GASTO CALÓRICO DIFICULTANDO MEU CUTTING. QUE FASE! JUSTO NO MEU PRO DEBUT. MAS ENFIM, TENHO QUE CUIDAR DA MINHA SAÚDE AGORA, QUE ISSO É O MAIS IMPORTANTE. REZEM POR MIM, PARA DESAPARECER ESSA ZICA