Quinta, 11 Dezembro 2025 18:55

    Daniel Sapeca encanta o imaginário da garotada

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)
    O personagem, o autor e alguns de seus livros O personagem, o autor e alguns de seus livros Fernando Quintella

    A literatura infantil tem conquistado milhares de novos leitores nos últimos anos. O vício do celular começa a perder espaço para o livro de papel. São obras elaboradas com muita criatividade, bem ilustradas, nas quais histórias cativantes prendem a atenção da garotada, em aventuras bem legais.

    O advogado e escritor Tilho Filgueiras é um dos expoentes do segmento em Roraima. Apesar do extenso currículo jurídico, incluindo mestrado em Direitos Humanos em São Paulo e várias especializações, esse roraimense, criado em casarão mágico em Boa Vista, se realiza na literatura. Aliás, já era considerado pelos professores menino de talento na infância e adolescência, quando começou a escrever histórias.

    Em 2011, Tilho lançou o seu primeiro livro, "Nazareth Filgueiras Contou-me Sua História”. pela Editora Biografia, no qual retrata a vida de sua avó paterna, cuja história se confunde com a de Boa Vista. Narra a saga de uma mulher à frente do seu tempo, que testemunhou fatos importantes da história da capital de Roraima.

    Tilho é membro da Academia Roraimense de Letras (ARL) desde 2021. Sua produção literária inclui cinco livros, sendo quatro deles da série infantojuvenil “O Casarão das Sete Mangueiras”, lançados pela Editora Floresta das Letras, da qual é proprietário. Seu filho Daniel, com 16 anos, é personagem principal dos livros da série. Conhecido como Daniel Sapeca, o garoto leva os leitores a aventuras incríveis pelas terras roraimenses. - Minha obra é ambientada no Estado de Roraima e tenta resgatar as tradições, costumes, lendas, mitos, potenciais turísticos e saberes de nossa terra - explica o autor. Os leitores mais jovens são responsáveis pela preservação dos nossos costumes e das nossas tradições.

    É uma aventura emocionante pelo universo da cultura e tradições de Roraima -, analisa. Daniel, 16 anos, fala com orgulho da obra do pai. Mais ainda por ter sido homenageado com o nome do personagem principal. Diz:- É muito interessante quando você lê um livro e se identifica com algum personagem. Mais interessante é você ler o livro e você ser o protagonista. É uma sensação que eu não sei explicar. Sensação de gratidão ao meu pai, ótimo escritor, que sempre me inseriu na literatura modernista brasileira. Os livros contam bastante sobre as lendas, patrimônio histórico de Boa Vista, nossas terras raras. Mais importante, direcionados ao público infantojuvenil, mas também interessante ao público adulto. Tenho eterna gratidão por ser o personagem.

    Maratona de autógrafos

    Lido 57 vezes
    Aroldo Pinheiro

    Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.