Terça, 07 Junho 2016 13:49

    Janot pede prisão de Renan, Jucá e Sarney

    Avalie este item
    (0 votos)
    Janot pede prisão de Renan, Jucá e Sarney Divulgação PMDB/Reprodução iG

    Esta é a manchete de capa do jornal O Globo de hoje, terça-feira, 7 de junho

     

    De acordo com publicação do jornal O Globo, desta terça-feira, 7, o ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, estaria debruçado há mais de uma semana sobre os pedidos do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para prender o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-RJ), o ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AP), e o senador Romero Jucá (PMDB-RR), ex-ministro do Planejamento do presidente interino Michel Temer.

    A Globonews informa que Janot também pediu a prisão do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) Sarney, Renan e Jucá foram flagrados em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que, para os investigadores, contêm indícios de conspiração para derrubar todas as apurações em curso sobre o esquema de corrupção da Petrobras.

    Segundo a reportagem, caso Machado não tivesse gravado a trama, a legislação poderia ter sido modificada para impedir que presos pudessem firmar acordos de delação premiada. O instrumento vem sendo usado como chave para a descoberta de novas linhas de investigação desde o início da Operação Lava-Jato, tendo exercido papel central em pedidos de inquéritos no STF inclusive contra o presidente do Senado.

    Nas gravações, Sarney sugere que dois advogados de sua confiança Cesar Asfor Rocha, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Eduardo Ferrão, conversem com Teori para tentar barrar a Lava Jato na Suprema Corte.

    Ainda segundo matéria de O Globo, está claro para a Procuradoria-Geral da República que Renan, Jucá e Sarney tinham o objetivo de obstruir as investigações. O plano deles seria mais amplo e mais grave que a tentativa executada pelo ex-senador Delcídio Amaral, que foi preso por tentar impedir uma delação premiada.

    Lido 1953 vezes
    Redação

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.