Sexta, 08 Agosto 2025 03:33

    Ellen Ferreira arrocha no forró

    Escrito por
    Avalie este item
    (0 votos)
    Ellen Ferreira arrocha no forró Arquivo pessoal

    Shows abertos, aniversário, casamento, primeira comunhão, velório, ela canta onde mandarem

    Nesse Brasil, milhares - ou milhões? - de pessoas sonham com o estrelato, com a fama e o sucesso que a carreira de cantor pode trazer. Se soubessem da realidade, dos sacrifícios que cada um de nossos astros tiveram que enfrentar, desisitiriam ainda na largada dessa maratona.

    A paraense Ellen Ferreira não tem muita paciência para falar sobre as tretas e desencantos que teve que enfrentar até conseguir lugar de destaque entre aqueles que se dedicam à arte de soltar a voz para agradar o público. E, dessa arte, fazer meio de vida.

    "Desde pequena, eu gosto de cantar. Durante minha infância e adolescência, eu me perdia ouvindo rádio, aprendendo músicas e inventando coreografias para o "'grande show da vida'", relembra. Puxando-a para a realidade, a família de Ellen mostrava que "pobre não pode vencer na vida sem estudar"; assim, enquanto sonhava com os holofotes do palco, ela obtinha bom desempenho na vida escolar, tanto que, por seus méritos, chegou a bolsista do IFRR - Instituto Federal de Roraima e foi aprovada em vestibular para o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Roraima - UFRR -, onde graduou-se Jornalista.

    Em 2005, ainda cursando o segundo grau no IFRR, ela viu anúncio em jornal interessado em contratar cantora para cantar numa banda. "Peguei minha baique e atendi ao chamado da Banda Relâmpago", relembra. "Eu nem gosto de falar, mas minha passagem por esse povo foi relâmpago: terminou quando descobri que, na velocidade de um raio, o dinheiro que os empresários recebiam por shows virava nuvem entre eles, sobrando migalhas para quem dera seu suor para entreter o público".

    Há males que vêm para o bem. Os shows feitos com esse primeiro contratante serviram para que Ellen se tornasse conhecida e recebesse convites para cantar com outros grupos locais.

    A paraense cantou com quase todas as bandas de forró que existiam no Roraima daquela época: Pipoquinha, Paçoquinha de Normandia, Rasga Lenha, Conexão do Forró, Brasileirinho...

    "Essa Banda Brasileirinho resolveu arriscar e ir mais longe: com poucos recursos - financeiros e/ou técnicos - nos metemos na aventura de gravar o primeiro DVD de show ao vivo em Roraima... E não é que deu certo?", pondera a cantora.

    Em 2015, meio desencantada com o meio, Ellen resolveu dar um tempo com shows e dedicar-se à profissão de jornalista. Atingiu o ápice quando, em 2019, então contratada pela TV Roraima, da Rede Amazônica de Televisão - repetidora da Rede Globo -, integrou, em 5 de outubro, a bancada do Jornal Nacional, quando o programa liderava informativos de televisão em todo o Brasil.

    Em 2021, o sangue de cantora falou mais alto e Ellen resolveu voltar aos palcos. "Pensei que fazer carreira solo seria mais fácil, pois eu já me tornara conhecida em todo o Estado por meio das bandas que me contrataram no passado. Ledo engano: penei muito até que conseguisse contratos com a Prefeitura de Boa Vista e o Governo de Roraima, únicas fontes que podem pagar um pouco melhor para que você sobreviva entre um e outro shows particulares".

    Solicitada para falar sobre fatos pitorescos ocorridos em sua vida profissional, Ellen descarrega quase num só fôlego: "Já me aconteceu de tudo: trocar de roupa e me produzir dentro de automóvel, ter que me safar de bêbados chatos e homens insolentes, cair durante uma apresentação, chegar atrasada por causa de pneu furado no meio do lavrado... Muitas coisas: algumas interessntes; outras, estressantes".

    Flashes com Ellen Ferreira em alguns dos shows de Ellen Ferreira

    Lido 124 vezes
    Aroldo Pinheiro

    Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    © 2022 Criado e mantido por www.departamentodemarketing;com.br

    Please publish modules in offcanvas position.