Imprimir esta página
Quinta, 19 Mai 2016 02:20

O perigo mora em casa

Avalie este item
(0 votos)
O perigo mora em casa www.boavistaja.com.br

Confirmado caso de raiva humana em Boa Vista. Mordido por um gato, adolescente de 14 anos contraiu a doença

 

No dia 17, terça-feira, médicos do Hospital Geral de Roraima confirmaram o primeiro caso de raiva humana em Roraima. Um adolescente de 14 anos contraiu a doença e, até o fechamento desta edição, encontrava-se internado na UTI do HGR .

Em com induzido, o paciente recebe tratamento à base de antivirais.
Depois de mordido pelo animal, o garoto passou a sentir náuseas, febre e vomitar. Sabendo do incidente com o gato, a médica que atendeu o adolescente passou a suspeitar que ele tivesse contraído a raiva e providenciou a transferência dele para o Hospital Geral.

O tratamento aplicado ao adolescente, aconselhado pelo Ministério da Saúde, é conhecido como Protocolo de Recife. Até hoje só se sabe de dois pacientes que conseguiram sobreviver à doença: um nos Estados Unidos, em 2004; outro, no Brasil, em 2008.

Cuidados

Em coletiva de imprensa, Emerson Capistrano, superintendente municipal de Vigilância em Saúde, confirmou que exame feito no paciente deu positivo para a doença.

Emerson chamou atenção para a baixa cobertura vacinal registrada nas campanhas de vacinação antirrábica e alertou que esse é um dos fatores que contribuem para o risco da doença. Diante dos fatos, Capistrano pede que a população vacine seus animais.

 

 

Lido 2356 vezes Última modificação em Quinta, 19 Mai 2016 02:42
Redação

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Redação