O Instituto Federal de Educação Tecnológica de Roraima vai ofertar cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) e do Programa Mulheres Mil, para comunidades da Terra Indígena Raposa/Serra do Sol.
A proposta é iniciar no segundo semestre deste ano com dois cursos FIC oferecidos pelo Campus Amajari. Existe a possibilidade de expandir com cursos do Campus Boa Vista Centro.
A decisão foi tomada durante reunião com a comunidade indígena do Contão, município de Pacaraima, no dia 1º de abril. Ao encontro estiveram presentes 11 tuxauas, o reitor do IFRR, Ademar Araújo Filho, e o diretor-geral do Campus Amajari, Sterfson Barros.
A iniciativa para a reunião partiu de lideranças indígenas do Contão, cujo objetivo era saber que cursos o IFRR poderia oferecer aos indígenas. “A comunidade estava cobrando uma posição nossa. Nossos jovens precisam ocupar o tempo, pois estão aí sem fazer nada”, disse o tuxaua Vitoriano.
Ainda durante a reunião, o reitor do IFRR disse que vai verificar a oferta de mais três cursos de qualificação. “O Campus Boa Vista trabalha mais com cursos nas áreas administrativas, de saúde, de gestão, turismo, indústria. Então, vamos conversar para saber quais modalidades podem atender vocês”, finalizou Araújo.