Já no primeiro dia, depois da inauguração, trecho da ciclovia na avenida Ville Roy, foi alvo de desrespeito por motorista que invadiu o espaço destinado a ciclistas e destruiu uma parte do meio-fio. Populares registraram a situação em fotos.
Raimundo Maira, secretário municipal de Obras e Urbanismo, informa que o condutor já foi notificado. “Ele terá que pagar pelo dano causado. Esse dinheiro vai cobrir os gastos que a prefeitura terá para reparar o meio fio. Em caso de não pagamento, ele terá o nome inscrito na dívida ativa do município”, informou.
Casos semelhantes têm ocorrido. Flagrantes de carros estacionados e transitando na ciclovia têm sido mostrados em redes sociais e causado indignação. Num deles, o motorista bateu e chegou a quebrar os blocos que separam a pista dos ciclistas do restante da rua; outro registra uma caminhonete em alta velocidade pela ciclovia.
Vale lembrar que o espaço é destinado à circulação de bicicletas. Outro tipo de veículo que transitar pelo local está cometendo um ilícito e o motorista fica sujeito a multa. A infração é considerada gravíssima para o condutor que for pego transitando em ciclovia e o valor da multa é de R$ 574,62, com sete pontos marcados na Carteira de Habilitação. Em caso do veículo estacionado, a infração é grave, leva à perda de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69. O veículo ainda pode ser removido do local.
Regina Alves Lima, superintendente municipal de Trânsito, informa que a fiscalização está sendo reforçada para coibir abusos. “Também são feitas ações educativas, mas os condutores que forem flagrados cometendo essas infrações serão autuados”, alertou.
O maior Projeto de Mobilidade Urbana de Boa Vista contempla 50 quilômetros de ciclovia na capital, mais de 18 quilômetros já foram implantados. A previsão é que até o final do ano o serviço seja concluído.