Imprimir esta página
Quarta, 21 Janeiro 2026 13:14

Cultura ganha força com ano produtivo

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Cantata deNatal na ARL Cantata deNatal na ARL Fernando Oliveira

UM DOS OBJETIVOS DA ACADEMIA RORAIMENSE DE LETRAS É APROXIMAR A CULTURA DO POVO; NESTE ITEM, A ARL VEM FAZENDO SUA PARTE

Estudantes de todos os níveis, professores e até turistas descobriram novas oportunidades de ampliar seus conhecimentos com as atividades da Academia Roraimense de Letras. A esquina das avenidas Jaime Brasil com Sebastião Diniz, no Centro, virou ponto de encontro do saber depois da restauração da Casa de Cultura Madre Leotavia Zoller, atual sede da Academia.
A presidente da ARL, pedagoga Ana Célia de Oliveira Paz, comemorou os resultados conquistados no período. “Houve programa para todos os gostos: posse de novas acadêmicas, lançamento de livros, palestras e rodas de conversas, apresentações musicais e encenações ao ar livre, homenagens, enfim, bem diversificado”, destacou a dirigente.
A escritora e professora Georgina Santos e a maestrina Dorly Guerra foram empossadas como novas acadêmicas em 30 de setembro. Com isso, a Academia passa a ter 33% de seu quadro composto por mulheres.

O programa teve início ainda na administração da agora presidente emérita Cecy Brasil, encerrado em 30 de setembro, e previa eventos continuados e pontuais. A proposta visava estreitar os laços da ARL com as comunidades estudantil e acadêmica. “Desde o início de 2025 fazemos o Encontro com o Escritor”, lembra a presidente. “Todos os meses um acadêmico fala sobre o processo de criação de suas obras. O público lota nosso plenário”, comemora a dirigente.

O mês de junho apresentou evento diferente: roda de conversa com acadêmicos sobre o tema Falares, Saberes e Costumes das Festas Juninas. Lançamentos de livros têm espaço no programa, inclusive infanto-juvenis, iniciado em janeiro, mês de aniversário da Academia, com a coleção de livros infanto-juvenis “Orgulho de Ser Roraimense”, da escritora Joquebede Joia. O acadêmico Tilho Filgueiras prosseguiu em outubro, com mais dois volumes da série Daniel Sapeca. Para o público adulto foi lançado o livro “Mulheres Por Mulheres: Vida, Vivência e Essência”, coletânea com 11 artigos produzidos por nove escritoras, acadêmicas ou não. Ainda em outubro, o escritor goiano Willy Rilke lançou na ARL o livro “Entre Prosas e Risos – Rabiscos do Cotidiano”, no formato de crônicas.

Em matéria de homenagem, a Academia concedeu ao médico roraimense Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Moção de Aplauso pela posse no mais importante órgão esportivo brasileiro. A entrega do certificado foi feita em cerimônia realizada na sede da ARL.

Eventos artísticos também fizeram parte da programação da ARL em 2025. Os ritmos foramvariados, como chorinho, jazz, música popular. Destaque para “Entre Janelas e Canções”, uma serenata pública realizada nos jardins da ARL, com a maestrina Karisse Bloss e os cantores Jonas Castro e Silvendo Barros; “Choro sem Fronteiras”; “Jazz no Jardim” e a Cantata de Natal, conduzida pela acadêmica e maestrina Dorly Guerra.

A programação para 2026 será apresentada na comemoração do 37º aniversário da Academia, em janeiro. “Teremos ainda mais novidades de interesse do movimento cultural. Aguardem!”, finalizou a dirigente.

Matriarca Maria Tércia Ferreira Eluan

Novas acadêmicas Dorly Guerra e Georgina Santos

Arlinda de Alencar Carneiro - matriarca honenageada

Lançamento do livro Mulheres por Mulheres

Autoras Simone Batista e Ana Célia Paz com Professor Reginaldo Gomes

Encontro com o escritor - acadêmico José Henrique Leite

 

 

 

 

 

Lido 30 vezes
Fernando Quintella

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Fernando Quintella