Às noites de terças, quintas e sextas-feiras, cerca de 20 atletas se reúnem da quadra Amoca, no conjunto Caçari, bairro do mesmo nome, para discutir, planejar e treinar jogadas que poderão ser aplicadas em partidas de futevôlei.
Sob comando de Alcides “Caboré” Lima Neto, coordenador da Liga Roraimense da modalidade esportiva,homens e mulheres de 20 a 40 anos, em duplas masculinas ou mistas, suam camisetas em busca da excelência para disputar título no torneio do fim deste mês.
Caboré, fundador e entusiasta desta modalidade esportiva,festeja o espaço que o futevôlei vem ocupando no Estado desde sua fundação, em 2014. Ele garante que esta quinta etapa trará bons espetáculos com participação de duplas de outros municípios roraimenses.
Segundo Neto, hoje, em Roraima, o futevôlei tem mais de 300 praticantes. Na capital do Estado, 40 aficionados fazem parte da Liga e a “escolinha” tem 30 iniciantes.
A origem
O coordenador da Liga conta que o futevôlei nasceu em praias do Rio de Janeiro nos anos 1960, quando peladeiros decidiram, a título de brincadeira, usar redes e quadras de vôlei de praia para jogar sem utilizar as mãos.
Nos anos 1970, Romário - ex-jogador de futebol; hoje, senador – aderiu à brincadeira e deu-lhe visibilidade.
A brincadeira virou coisa séria. Hoje, o futevôlei é praticado em todos os estados e brasileiros e em países como França, Itália, Espanha, Paraguai, Tailândia.
Jogos do Rio 2016
Caboré, coordenador da Liga Roraimense, diz que o senador Romário luta para criar uma confederação brasileira de futevôlei e que praticantes desse esporte sonham incluí-lo entre as modalidades de jogos olímpicos.
Um torneio-exibição envolvendo diversos países já está acertado com o Comitê Olímpico Internacional durante as Olimpíadas em solo brasileiro. Essa, segundo Caboré, é uma das vitórias conseguidas por Romário no longo caminho até a inclusão do futevôlei no calendário da
maior e mais importante competição esportiva da Terra.
Enquanto esse sonho de praticantes de futevôlei não se realiza, eles promovem animados torneios que vêm conseguindo sempre públicos maiores
a cada nova competição.