Além de disseminar o amor à natureza, valores cívicos como responsabilidade, obediência, respeito e sinceridade são incutidos nos participantes. Só neste ano, 200 adolescentes já passaram pelo Dedo Verde. Todos experimentam a oportunidade de mudança de vida. Para fazer parte do programa, o candidato precisa estar inserido no ensino regular.
SATISFAÇÃO
Pedro Lopes, 16, aluno da Escola Estadual Maria das Dores Brasil, participa do programa há um ano. Entusiasmado com a maneira de seu acolhimento e como é tratado no programa, ele diz que não pretende abrir mão das atividades que o Dedo Verde lhe proporciona. Hoje, Pedro integra o grupo de imprensa, que trabalha na montagem da primeira edição do Jornal Interno do Dedo Verde.
Sheila Medeiros, 16, da Escola Estadual Ayrton Senna, também repórter do Jornal Interno, diz experimentar considerável mudança desde seu ingresso no programa. "Aqui todos são sempre bem tratados pelos educadores", afirma.
Programação - As comemorações pelo 23º aniversário do programa se iniciaram no dia 25 de abril e estender-se-ão até o dia 3 de maio. No decorrer, os adolescentes tiveram oficina de violão, fizeram visitas a praças de Boa Vista, para aprender sobre a importância da arborização dos logradouros, se divertiram em gincana esportiva, estiveram na Secretaria de Comunicação (Semuc), para ver como se trata a notícia, e tiveram festa de confraternização com familiares e educadores do Dedo Verde.
Para fechar a programação, integrantes do programa participarão, na próxima terça-feira, 3, de uma trilha com rapel e arborismo sob orientação da Guarda Civil Municipal.