Imprimir esta página
Terça, 23 Agosto 2016 13:30

Aos 94 anos, morre o rei da gaita

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Aos 94 anos, morre o rei da gaita http://midias.folhavitoria.com.br/

Em Bruxelas, na Bégica, cidade em que nasceu, o músico Toots Thelemans, considerado o rei da gaita, morreu na segunda-feira, 22, enquanto dormia.

A gaita de Toots pode ser ouvida em diversos filmes. Jazzista, tocou com Ella Fitzgerald, Quincy Jones, Bill Evans, Frank Sinatra, Ray Charles, Larry Schneider e Oscar Peterson. Também acompanhou artistas como Nick Cave, Paul Simon, Billy Joel e Stevie Wonder.

A partir dos anos 1960, apaixonado por bossa nova, ele também tocou com músicos brasileiros, chegando a gravar um disco com Elis Regina. Nos anos 1990, criou o Brasil Project, lançando dois CDs com os brasileiros Ivan Linz, Chico Buarque, Gilberto Gil, Danilo Caymi e Djavan, entre outros.

Thielemans foi o responsável pela introdução da gaita cromática no mercado mundial de música.

"Perdemos um grande músico", escreveu no Twitter o primeiro-ministro belga, Charles Michel, após o anúncio da morte de Thielemans, a quem o rei Alberto II concedeu o título de barão em 2001.

 

Lido 2568 vezes
Aroldo Pinheiro

Aroldo Pinheiro,  roraimense, comerciante, jornalista formado pela Universidade Federal de Roraima. Três livros publicados: "30 CONTOS DIVERSOS - Causos de nossa gente" (2003), "A MOSCA - Romance de vida e de morte" (2004) e "20 CONTOS INVERSOS E DOIS DEDOS DE PROSA - Causos de nossa gente".

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de Aroldo Pinheiro