Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4

Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /home/jornalroraimaago/public_html/index.php on line 4
O desafio da monografia
×

Aviso

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 853

Imprimir esta página
Domingo, 05 Agosto 2018 18:23

O desafio da monografia

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Há alguns anos, o sistema universitário brasileiro inseriu a exigência do chamado Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O aluno deve escrevê-lo em formato de monografia e apresentá-lo à Banca Examinadora composta por três professores.

Começou, então, a busca por temas interessantes, com potencial de produzir trabalho caprichado no coroamento de tantos anos de estudos. Nem sempre é fácil conseguir assunto inexplorado ou com viés diferente dos já abordados. Mesmo assim, alguns acham o caminho.

Rodrigo Baraúna estudou Jornalismo na UFRR no começo da década passada. Ele já era guitarrista solo da até hoje atuante Banda Garden - 20 anos de atividade completados em 2018. Acostumado ao sucesso, precisava manter a pegada.

Orientado pelo professor Maurício Zouein, craque em Semiótica, Rodrigo buscou o seu tema na floresta. Abordou a comunicação olfativa – sim, existe. Parecia brincadeira, mas o caso era sério. Jovens índios Yekuana vieram estudar em Boa Vista. Acostumados ao ambiente da maloca, desconheciam desodorante. Nos primeiros dias, os colegas ficaram nauseados. O mau odor estava insuportável. Os novos alunos apenas mantinham os hábitos da aldeia. Com jeito, a turma convenceu-os a usar Leite de Rosas. Eles adoraram a novidade. Com o novo aroma no ar, a comunicação fluiu sem problemas.

Ao voltar para a aldeia, nas férias, os estudantes mantiveram o novo hábito. Aí quem protestou foram os outros índios. Para eles, era inaceitável aquele cheiro estranho trazido da cidade pelos garotos. Criado o impasse...

Bem, o fim da história vocês podem conferir com o Rodrigo Baraúna, no Senac, ou depois de qualquer show da Banda Garden. Quem sou eu para tirar do amigo o prazer em falar de seu trabalho, avaliado pela Banca Examinadora com a nota 10.

Com ou sem Leite de Rosas.

Lido 1415 vezes

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mais recentes de